Como anda sua postura trabalhando em casa?
⠀
Se você parou para pensar e ajustou sua postura, é um sinal de que está ruim.
⠀
Faz mais de um mês, que muitos estão em trabalho remoto e nem sempre em suas casas têm um local adequado para se trabalhar como no ambiente corporativo, que conta com uma mesa, cadeira ergométrica e suporte de computador.
⠀
Agora, mais do que nunca, lesões na cervical, ombro e cotovelo têm se intensificado tanto pela falta de atenção na postura como por movimentos repetitivos. Gostaria de chamar atenção para isso e dar algumas dicas para evitar lesões:
⠀
Cotovelos: mantenha os flexionados de 3 a 4 centímetros da mesa. Evite os deixá-los apoiados na mesa ou mesmo sem apoio caso você tenha improvisado um suporte para o seu computador.
⠀
Ombros: naturalmente tendemos a tensionar os ombro no ambiente de trabalho por conta do estresse. Nesse momento, além do fator psicológico, trabalhar em locais inapropriados como sofá, no chão, ou sem encosto adequado pode aumentar as chances de um lesão nos ombros.
⠀
Cervical: tente sentar com a cervical 100% apoiada, assim como seu pescoço. Pés sempre no chão, evitando cruzar as pernas.
⠀
Faça pequenas pausas durante o dia e a cada uma hora, caminhe, se alongue e volte para o local de trabalho na sua casa. Aos poucos você irá começar a prestar atenção na sua postura.
O Dr Leandro Masini é ortopedista, especialista em ombro, cotovelo e medicina do esporte. Atende particular e convênio no consultório no Pacaembu em São Paulo.