Quais são as causas dos estalos nos ombros?
Primeiramente, é preciso entender que existem causas fisiológicas e causas patológicas para os estalos nos ombros. Entre as causas fisiológicas, é possível se tratar de uma mudança de pressão na cápsula articular. O barulho que escutamos ao girar o ombro, por exemplo, é resultado da diferença de pressão dentro da cápsula articular. Isso acontece porque o líquido sinovial está concentrado em algum ponto e, quando a articulação é movimentada, ele passa para outro, o que gera o estalo.
Entre as causas patológicas mais comuns para o estalo está o desgaste da cartilagem. Quando uma articulação se mexe, o atrito entre os ossos é mínimo por conta da cartilagem que protege essas estruturas. No entanto, existem doenças que causam seu desgaste e aumentam o atrito no movimento, o que pode provocar estalos. Esse tipo de desgaste acontece em doenças como osteoartrose e o reumatismo, ou devido a traumatismos na região do ombro. Normalmente, há dor e edema associados ao quadro de estalos na região.
Outra causa patológica para os estalos é a Síndrome do impacto. Atividades repetitivas que exigem trabalho intenso dos ombros podem causar inflamação nos tendões devido ao impacto constante e provocar estalos e dor local.
É importante procurar um ortopedista quando há dor, inchaço ou limitação de movimento relacionada aos estalos, para que seja avaliada a causa do incômodo.
Respostas de 4
Ola sou Cristiane Rosimeire Dias eu tenho tendão rompido no ombro sinto muito dor eu já estou limitada em movimentos. Fui ao médico ele me receitou só fisioterapia e nenhum remédio pra dor
Ola Cristiane. Tendão do Manguito Rotador, na grande maioria da vezes o melhor tratamento é cirurgia, com o reparo do Tendão. Mas precisa avaliar melhor cada caso.
Meu ombro estala demais, eu já desloquei e fiz uma cirurgia, depois disso ele voltou a deslocar e agora estala ainda mais e tenho restrições na movimentação dele, o que seria bom no meu caso?
Instabilidade do ombro limita muito as atividades diárias,se o seu ombro voltou a deslocar e agora esta com restrições seria bom uma nova investigação para avaliar a qualidade da sua articulação. Patologias que estão associadas a perda de arco de movimento mais comum são capsulite adesiva e artrose gleno-umeral (ombro). Exames físico e exames complementares ( RX e Ressonância Magnética) auxiliam muito no diagnostico e assim podermos tratar melhor seu ombro.