Todos nós já experimentamos formigamentos em diferentes partes do corpo. Essa sensação é muito comum, e na maioria das vezes não está relacionada a doenças. Isso pode acontecer quando permanecemos um tempo prolongado comprimindo algum membro, o que diminui a circulação de sangue ou pressiona algum nervo. No caso do ombro, o problema pode ser postural.
Nessas situações, o formigamento é um processo natural, fruto de uma compressão externa. No entanto, quando essa queixa se torna persistente ou recorrente, é importante procurar um médico para investigar possíveis problemas de saúde.
Entre as principais doenças que podem estar por trás de um formigamento mais frequente estão as neurológicas e ortopédicas, como um quadro de compressão mecânica dos nervos. Outras possíveis causas de formigamento são hanseníase, intoxicação, deficiências de vitaminas, doenças metabólicas, como diabetes e enfermidades que atingem o sistema nervoso, como esclerose múltipla e a síndrome de Guillain-Barré.
Episódios frequentes e/ou persistentes de formigamento justificam uma consulta médica. Além disso, é preciso procurar um auxílio de emergência se houver formigamento com duração maior que meia hora, principalmente se esse sintoma for acompanhado de fraqueza.