O que é a epicondilite lateral do cotovelo?

A epicondilite lateral é uma condição comum, também chamada de “cotovelo de tenista”. Ela se caracteriza por uma dor no canto lateral do cotovelo, que se irradia para o antebraço e é frequente em esportistas, principalmente quando os equipamentos utilizados são menos tecnológicos e anatômicos. 

O problema pode surgir após esforço físico intenso imediato ou esforços contínuos, de forma cumulativa e não é uma inflamação comum. Apesar do nome popular, ela costuma aparecer não apenas em tenistas, mas em atletas no geral que praticam esportes que envolvem arremessos ou esforços parecidos nos braços.

O diagnóstico da epicondilite é feito pelo ortopedista, que pode indicar o tratamento mais adequado que pode ser feito com uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia, por exemplo.

Assim, a prevenção envolve principalmente atletas de esportes que envolvam arremessos ou esforço do braço, como os citados anteriormente. Exigindo alguns simples cuidados como: fazer sempre alongamentos antes de iniciar qualquer atividade física; incluir pequenas pausas entre uma sessão e outra, fazendo mais alongamentos e adotar posturas adequadas para a realização de qualquer exercício.

Outra dica importante é procurar pela fisioterapia esportiva, que pode auxiliar tanto na prevenção da epicondilite como de outras doenças do tipo e até mesmo de lesões, preparando o corpo para a prática segura de exercícios físicos ou esportes da melhor maneira.