Existem diversos tipos de tratamento para epicondilite e tendinite no cotovelo, isso nós já sabemos, porém uma alternativa terapêutica e não invasiva tem se mostrado eficaz. A terapia por ondas de choque. Já tinha ouvido falar?
Terapia por Ondas de Choque Extracorpórea para Tendinite no Cotovelo
Trata-se da terapia por ondas de choque extracorpórea, ou seja, através de um aparelho especial fora do corpo humano as ondas de choque são aplicadas no local da inflamação, com auxílio de um gel – que aumenta a eficiência da técnica – e produzem uma neovascularização com consequente reparação do tecido inflamado.
Sessões Recomendadas e Resultados na Tendinite no Cotovelo
Geralmente, para se chegar a resultados satisfatórios, são recomendadas entre três e cinco sessões, com 07 a 15 dias de intervalo entre uma e outra e repouso parcial, sem a prática de atividades físicas intensas, neste período.
O tratamento com ondas de choque apresenta taxa de sucesso superior a 85%. Lembrando que são pacientes que não melhoraram com o tratamento convencional. Em média, a dor melhora 60% e os resultados se mantêm por pelo menos 6 meses.
Aplicação da Terapia por Ondas de Choque para Tendinite no Cotovelo
A aplicação das ondas de choque é feita no próprio consultório, sem necessidade de anestesia geral. Para os pacientes que estão com muita dor, pode ser necessário fazer anestesia local, mas isso deve ser conversado com o médico ortopedista, assim como todas as outras etapas do procedimento.