Como evitar lesões no ombro na prática da musculação

Não é difícil conhecer alguém que já tenha se lesionado durante a prática de algum esporte ou treinos comuns na academia. Frequentar academia sem consultar um ortopedista e sem a supervisão de personal trainers, apenas utilizando aplicativos de celular que sinalizam quais atividades fazer, tem colaborado significativamente para esse cenário. 

As lesões em praticantes de atividades físicas, normalmente, são resultado de movimentos repetitivos, realizados de forma excessiva e sem adequação postural, acima da altura da cabeça e dos ombros, entretanto, simples funções do dia a dia podem desencadear lesões na região, por exemplo, lavar pratos, uso de computadores e erguer objetos pesados.

Existem diversas maneiras de evitar uma lesão no ombro, como, antes de iniciar qualquer atividade física fazer uma avaliação com seu médico para verificar se está apto e principalmente se já teve problemas anteriores. Contar com um profissional de educação física ou personal trainer também é uma medida essencial para prevenir esse tipo de lesão. 

O alongamento e o aquecimento são fundamentais antes de iniciar, inclusive o aquecimento específico do ombro. E se você apresentar qualquer tipo de dor ou desconforto no ombro, pare o exercício. Informe seu preparador físico e consulte um especialista de ombro. Ele saberá avaliar seu problema, diagnosticá-lo e tratar adequadamente.