6 maneiras de aliviar dor nos ombros

Você tem sentido com frequência dor nos ombros? Má postura ou até mesmo uma lesão, podem ser a causa dessa dor que incomoda bastante, além de limitar movimentos, como levantar ou pegar alguma coisa.

Em primeiro lugar, ao persistir o sintoma, não é recomendado ignorar a dor ou tomar medicamento por conta própria. É preciso entender a causa e assim, o médico ortopedista pode orientar para o tipo de tratamento necessário.

Dependendo do caso, algumas formas podem ajudar a aliviar a dor, enquanto a pessoa não passa no médico. A seguir, confira 6 maneiras de aliviar dor nos ombros e aproveite essas dicas.

1.Compressas de água morna

Seja no ombro ou em qualquer parte do corpo, quando sentimos esse tipo de dor, fazer uma compressa com água morna pode ajudar. Isso é recomendado pois, essa água um pouco mais quentinha ajuda os músculos a relaxar e assim, diminui a tensão e aumenta a circulação dos ombros.

Caso você não tenha uma bolsa propriamente adequada para compressas, não tem problema! Você pode usar toalha molhada e aplicar na região que está doendo. Deixe descansar por alguns minutos ou até esfriar. E você não precisa usar uma água muito quente, para não correr o risco de se queimar.

2. Alongamento dos ombros e pescoço

O alongamento é fundamental mesmo para as pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Quando se está sentindo dor, o alongamento também colabora com o relaxamento e consequentemente, alívio da dor. Contudo, se você está com muita limitação e dor, não adianta forçar, pois isso pode prejudicar ainda mais.

Para alongar, não tem segredo. Você pode fazer movimentos circulares com os ombros, fazer 10x para frente e 10x para trás. Movimentar o pescoço também pode ajudar, sendo assim, vire o pescoço para um dos lados e fique por 30 segundo, depois, é só repetir do outro lado.

3. Faça massagem na região

A dor no ombro pode aparecer devido a alguma tensão do dia a dia, se você passou por um momento estressante ou até mesmo uma leve batida. Em alguns casos, a massagem pode ser uma boa opção. Fazer uma automassagem pode ser difícil, mas não é impossível. Você pode usar as pontas dos dedos e fazer movimentos circulares.

Agora, caso tenha alguém para ajudar, peça para fazer movimentos circulares leves, sem fazer muita pressão na região. O foco é ajudar a proporcionar o relaxamento e para isso, podem ser usados alguns óleos ou pomadas anti-inflamatórias.

4. Cuidado com o exagero do esforço

Essa dica pode parecer algo simples, mas realmente existem pessoas que não conseguem parar. Se você está sentindo dor e até mesmo os alongamentos são difíceis, não sobrecarregue a área com mais tensão.

Evite mexer os ombros, se precisar pegar peso ou até mesmo seu filho ou filha, peça alguém para ajudar. Pegar mais peso ou exagerar nos movimentos repetitivos podem causar uma lesão mais grave e dificultar na recuperação.

5. Como está a sua postura?

A postura também pode influenciar na dor nos ombros e sentar-se da maneira correta também pode ajudar no alívio da dor. Por exemplo, sempre mantenha as costas eretas, para muita gente isso pode ser difícil. O fato de os ombros sempre ficarem um pouco inclinados para a frente pode acabar causando esse incômodo.

Quando se sentar, use o encosto da cadeira, evite ficar “encurvado”. Em caso de dúvida de como você anda ou se senta, você pode fazer isso de frente para um espelho ou pedir para alguém te gravar, assim, fica mais fácil de corrigir.

6. Hora de dormir: preste atenção

Por último, fica a dica do que você precisa fazer na hora de dormir. Boa parte das pessoas adoram dormir de bruços, mas você sabia que isso causa mais pressão na região do pescoço e coluna? Assim, a tendência é que a pessoa sinta mais dores nessas regiões, incluindo o ombro.

Portanto, o mais indicado é dormir de lado, pois assim, a coluna fica mais alinhada.

O que pode estar causando essa dor no ombro?

Como vimos, dormir de mal jeito ou uma postura incorreta pode colaborar com a dor nos ombros. Mas outras causas podem ajudar para que isso aconteça, como por exemplo:

  • Trauma no ombro (uma batida ou queda);
  • Lesão por causa de práticas físicas ou esportivas;
  • Diabetes;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo.

Enfim, mesmo com as dicas citadas anteriormente, não deixe de fazer uma consulta com o médico. É preciso entender a causa, para que seja recomendado o tratamento correto!