Quem pratica esportes, sabe que querendo ou não, as lesões podem acontecer. Para quem pratica tênis, uma das lesões mais comuns acontece na região do ombro e cotovelo, mas por que isso acontece? Será que existe alguma forma de prevenir?
Neste artigo, separei quais são as principais lesões que acontecem no ombro e cotovelo, o porquê elas acontecem e os tratamentos recomendados, continue lendo e esclareça as suas dúvidas.
Lesões de ombro e cotovelo se devem as lesões de sobrecarga, saiba mais
As lesões de sobrecarga são bastante comuns entre os tenistas. Um dos principais motivos delas acontecerem é por causa do excesso de treinamento e assim, o atleta ou praticante de tênis pode sofrer lesões nos membros superiores, como ombros, cotovelo e punho.
Com isso, o tenista precisa ficar alguns dias sem praticar o esporte para que consiga ter uma boa recuperação. Mas se os treinos são importantes, porque isso é comum de acontecer? É preciso entender que quando submetemos o nosso corpo a movimentos repetitivos e excessivos é provável o risco de uma lesão acontecer.
Para tentar evitar esse tipo de problema, é preciso contar com um acompanhamento médico preventivo, seguir com treinamentos adequados e respeitar os momentos de descanso.
Lesão no ombro
A prática do tênis leva a pessoa a fazer movimentos repetitivos e intensos, que afetam ao longo do tempo as articulações do ombro. Com isso, é comum que o tenista sinta dores nessa região, principalmente se for alguém que já está acima dos 30 anos de idade.
Uma das principais causas para esse problema acontecer é o ato do movimento de arremesso, em que existe uma rotação do ombro para fora. Uma lesão bem frequente nessa região é a Tendinite do Manguito Rotator, conhecida também como “ombro de tenista”.
Quando a lesão acontece, os tendões que estão localizados nessa região ficam inflamados e assim, a pessoa sente alguns sintomas, como:
- Dificuldade de dormir do lado do ombro afetado;
- Dor e sensibilidade;
- Dificuldade em fazer alguns movimentos;
- Inchaço no local.
Lesão no cotovelo
Em muitos casos também é comum acontecer lesões no cotovelo e uma delas é a “cotovelo de tenista”. Isso quer dizer que o tenista está com um quadro de epicondilite lateral, os tendões que são responsáveis pela extensão do punho e cotovelo possuem origem no epicôndilo lateral, uma estrutura óssea que fica na lateral do cotovelo.
Nessa região se localizam 6 tendões, que exercem ações de supinação do braço, por exemplo. Com a repetição dos movimentos do esporte, é possível ocorrer a degeneração ou ruptura desses tendões, causando muita dor e desconforto.
O paciente com esse quadro pode sentir:
- Dor que se irradia ao longo dos músculos extensores;
- Sensibilidade na região;
- Dificuldade para fazer movimentos como levantar um copo ou abrir uma porta.
Principais motivos de ocorrer lesões de ombro e cotovelo
Tratamentos indicados
Para cada lesão é preciso avaliar o grau, local afetado e demais sintomas. Para o paciente que conta com Tendinite do Manguito Rotator, é fundamental respeitar o tempo de repouso indicado pelo fisioterapeuta ou ortopedista. Além disso, pode ser necessário o uso da tipoia para ajudar a manter o ombro imobilizado.
Também pode ser indicado o uso de antiinflamatórios, sessões de fisioterapia e em casos mais graves, a realização de uma cirurgia.
O tratamento para epicondilite lateral também vai depender da avaliação de cada caso. O repouso também é necessário, evitando movimentos repetitivos. Também pode ser indicado o tratamento com crioterapia, antiinflamatório e uso de analgésicos.
Quando os tratamentos convencionais não surtem o efeito esperado e o paciente continua sentindo dor, é necessário avaliar a possibilidade de realizar uma cirurgia.