Doenças do ombro: como identificar e tratá-las

Você sente muitas dores na região dos ombros? Esse entre outros sintomas podem ser um sinal de doenças do ombro. O ombro é a articulação do corpo que possui maior amplitude de rotação e movimento. A pessoa que começa a sentir incômodos na região dos ombros pode ser devido a fraturas, desgastes, luxações e lesões. 

Qualquer pessoa pode passar por doenças no ombro, mas geralmente, atletas tendem a ser mais suscetíveis a esse tipo de problema. O perigo está em negligenciar os sinais de que algo está errado e adiar o tratamento. Conheça a seguir as principais doenças do ombro e quais são os tratamentos.

A fratura do ombro está entre as doenças do ombro que merecem atenção imediata

A fratura do ombro pode ser causada em situações de quedas ou impactos de grande intensidade, como em acidentes automobilísticos. Quando isso acontece, a fratura pode ocorrer em três ossos que formam a articulação:

  • clavícula;
  • úmero;
  • escápula.

Para o tratamento, tudo vai depender do caso de cada paciente. Por exemplo, na maioria dos casos é preciso fazer a imobilização e o uso de analgésicos. Além disso, tratamentos de fisioterapia podem ajudar na movimentação. Em casos mais graves, é necessário a realização de cirurgia.

O que é a artrose do ombro

Quando se fala em artrose, é muito comum as pessoas associarem essa doença somente na região das pernas. Mas também é possível ter artrose nos ombros. A artrose causa uma alteração da cartilagem que protege os ossos dessa região, dessa forma, causando inflamação degenerativa.

Uma pessoa com artrose no ombro pode sentir muita dor, além de inchaço e rigidez na região afetada. 

Embora a artrose não tenha cura, o paciente pode seguir com tratamentos utilizando medicamentos para o alívio da dor e inchaço, além de fisioterapia para ajudar com os movimentos e garantir que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

Luxação do ombro

Uma luxação do ombro acontece quando ocorre um deslocamento da articulação. Esse é um caso muito comum em pessoas jovens e pessoas que praticam esportes, em que exige rotação do ombro. Quando uma pessoa passa por uma luxação, ela percebe de imediato, por causa da dor e por isso, deve procurar ajuda de um ortopedista. 

As luxações do ombro são divididas em 2 grupos:

  • luxações traumáticas;
  • luxações não traumáticas.

Para o tratamento de pacientes com luxação do ombro, é recomendado a redução, imobilização, cirurgia (em alguns casos) e fisioterapia.

O que é a lesão SLAP

A sigla SLAP significa Lesão do lábio superior, que acontece quando ocorre um deslocamento dessa área, onde está o tendão do bíceps. Para conseguir diagnosticar SLAP é preciso realizar a ressonância magnética.

Para tratar a lesão SLAP é preciso fazer exercícios de alongamento e fortalecimento focando na região afetada. A cirurgia só será recomendada em casos que apresentam alto grau de lesão e assim, é feita a cirurgia de correção, conhecida como tenodese do bíceps.

Saiba o que é Capsulite Adesiva, conhecida como ombro congelado

Você já ouviu falar sobre ombro congelado? Não, isso não tem relação com o frio ou coisa do tipo. A capsulite adesiva ocorre quando a cápsula do ombro inflama. Quando isso acontece, causa espessamento e rigidez na área da região. Esse é um problema muito comum em pessoas acima de 50 anos, além disso, o público feminino é o mais afetado.

O diagnóstico da doença é feito através de exames físicos e de imagem. O paciente pode apresentar sintomas como dor e dificuldade de movimentar o ombro. Para a recuperação, é necessário seguir com tratamento que pode ser através de medicamentos, fisioterapia, infiltração e somente em alguns casos a cirurgia pode ser necessária.

Síndrome do Impacto

A síndrome do impacto faz parte da lista de doenças do ombro, pois essa é uma doença que comprime o tendão do músculo supra-espinhal. Essa doença é muito comum em pessoas que trabalham com os braços erguidos acima da altura do ombro excessivamente. 

Entre os sintomas, dor e rigidez é muito comum, além do paciente sentir dificuldade de realizar movimentos amplos com o braço. Para conseguir identificar a doença, será necessário realizar exames, como ultrassonografia e ressonância magnética. O tratamento consiste também em fisioterapia, medicamentos, infiltração e cirurgia.

Em casos de doenças do ombro procure ajuda de um ortopedista

Ignorar os sintomas como dor e inchaço no ombro é um perigo para a saúde. Quanto mais a demora para o tratamento, a recuperação pode ser prejudicada. Por isso, procure um ortopedista da sua confiança. Assim, você pode voltar a sua rotina normalmente e seguir com uma boa qualidade de vida.