A dor no ombro é uma doença comum que afeta pessoas de todas as idades e origens. Embora muitas pessoas possam sentir uma leve dor no ombro que desaparece sozinha, há certos casos em que é necessária atenção médica imediata.
Se você está sentindo dor persistente no ombro que está afetando sua vida diária, é importante procurar atendimento médico imediatamente. Ignorar a dor ou atrasar o tratamento pode resultar em danos a longo prazo na articulação do ombro, que podem ser difíceis de reparar e podem levar a dor crônica e mobilidade limitada.
Causas de dor no ombro
A dor no ombro pode ter muitas causas diferentes, incluindo:
Lesões do manguito rotador
O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que prendem a omoplata ao osso do braço. Se um desses músculos ou tendões for danificado, ou rompido, pode causar dor e amplitude de movimento limitada.
Bursite
A articulação do ombro contém pequenos sacos cheios de líquido chamados bursas. Se esses sacos ficam inflamados e irritados, isso pode causar dor e desconforto.
Artrite
A artrite é uma condição na qual as articulações ficam inflamadas, causando dor e rigidez. A artrite do ombro pode ocorrer como resultado de desgaste ou como resultado de uma doença autoimune.
Ombro congelado
O ombro congelado, também conhecido como capsulite adesiva, é uma condição na qual a articulação do ombro fica rígida e dolorida. Pode ocorrer como resultado de lesão, cirurgia ou uma condição médica subjacente.
Instabilidade do ombro
Ocorre quando os ligamentos, o manguito rotador e o lábio da glenóide não estão sendo suficientes para manter a articulação funcionando com firmeza adequada.
Assim, além da dor, o paciente sente falta de firmeza e segurança no ombro e pode ter a sensação que ele vai sair do lugar.
Quando a instabilidade do ombro segue sem tratamento, pode evoluir para artrose (desgaste da articulação) do ombro, muitas vezes irreversível.
Acromioclavicular
Quando o paciente tem uma inflamação da articulação formada pelo encontro da clavícula com o acrômio (parte superior e mais lateral da escápula), ele sente uma dor na parte superior do ombro (bem localizada).
Assim, essa dor piora quando ele dorme de lado sobre o ombro acometido e com atividades que demandem movimentos amplos do ombro.
Fraturas no Ombro
Fraturas ou fraturas nos ossos do ombro podem causar dor intensa e mobilidade limitada.
Quando procurar atendimento médico?
Se você está sentindo dor no ombro, é importante prestar atenção à gravidade de seus sintomas. Em geral, você deve procurar atendimento médico se:
- Sua dor é intensa e persistente.
- Você tem dificuldade em mover o braço ou o ombro.
- Seu ombro está visivelmente inchado ou deformado.
- Você tem dormência ou formigamento no braço, ou na mão.
- Sua dor é acompanhada de febre ou calafrios.
- Você sofreu recentemente uma queda ou outra lesão.
Diagnosticando dor no ombro
Quando você procura atendimento médico para dor no ombro, seu médico realizará um exame físico e poderá solicitar exames de imagem, como raios-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Esses testes podem ajudar seu médico a determinar a causa subjacente de sua dor e desenvolver um plano de tratamento adequado.
Opções de tratamento
As opções de tratamento para dor no ombro dependerão da causa subjacente da dor. Em geral, o tratamento pode incluir:
Repouso e fisioterapia
Em casos de dor leve no ombro, o repouso e a fisioterapia podem ser suficientes para aliviar os sintomas e melhorar a mobilidade.
Um fisioterapeuta pode criar um programa de exercícios personalizado para fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade na articulação do ombro.
Esse profissional também pode usar técnicas de terapia manual, como massagem ou mobilização articular, para reduzir a dor e melhorar a mobilidade.
Com fisioterapia consistente, os pacientes com dor no ombro podem experimentar melhorias significativas em seus sintomas
Uso de medicamentos
Analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre, como ibuprofeno ou acetaminofeno, podem ser recomendados para controlar a dor e a inflamação em casos de dores nos ombros.
Infiltrações/ Injeções
Injeções de corticosteróides podem ser recomendadas para reduzir a inflamação e a dor.
Cirurgia
Em casos de dor intensa ou persistente no ombro, a cirurgia pode ser necessária para reparar danos na articulação.
Prevenção da dor no ombro
Embora não seja possível prevenir todos os casos de dor no ombro, existem algumas medidas que você pode tomar para reduzir o risco de desenvolver problemas no ombro, como:
Manter uma boa postura
A má postura pode sobrecarregar desnecessariamente a articulação do ombro, causando dor e desconforto.
Exercícios de fortalecimento
Exercícios regulares, principalmente exercícios que fortalecem os músculos e tendões do ombro, podem ajudar a prevenir lesões e reduzir o risco de desenvolver dores no ombro.
Evitando movimentos repetitivos
Se o seu trabalho ou atividades diárias envolvem movimentos repetitivos, como levantar ou alcançar acima da cabeça, faça pausas frequentes para descansar o ombro e reduzir o risco de lesões.