A dor no cotovelo pode ser incômoda e, embora, em muitos casos, não seja grave, pode ser um sinal de que algo não está certo. A articulação é muito exigida no dia a dia e é responsável pela maioria dos movimentos dos braços e antebraços, o que significa que muitas atividades podem levar a dores nessa região.
Quando procurar um médico?
É aconselhado procurar um médico quando a dor no cotovelo surge de forma repentina com aperto no peito ou quando:
- A dor surgir acompanhada de febre;
- O inchaço e dor aumentam constantemente;
- A dor surge mesmo quando não se está utilizando o braço;
- A dor não passa mesmo tomando analgésico e ficando de repouso.
Principais causas
De forma geral, a dor no cotovelo, pode estar associada a condições como tendinite, bursite ou artrite. Até mesmo uma fratura do braço, compressão de nervo ou problemas na plica sinovial podem resultar em desconforto na região do cotovelo. Continue o texto e compreenda algumas das causas das dores no cotovelo:
Epicondilite
A epicondilite é uma condição comum que envolve inflamação dos tendões do cotovelo, que pode ser identificada como cotovelo do golfista quando ocorre na parte interna da articulação e cotovelo do tenista quando ocorre na parte externa.
A dor é geralmente sentida durante o movimento do braço e se intensifica durante a extensão e flexão do punho e mão do membro afetado. O tratamento envolve analgésicos, fisioterapia, uso de órteses, infiltração local com corticoide e, em casos resistentes, cirurgia.
Bursite
A bursite, que é outra condição que pode causar dor no cotovelo, afeta a parte de trás da articulação devido à inflamação do tecido que amortece os ossos do cotovelo, a bursa.
A dor é geralmente intensificada quando o braço é apoiado por longos períodos em superfícies duras. O tratamento envolve repouso, aplicação de compressas e administração de anti-inflamatórios.
Artrite
A artrite é uma inflamação interna da articulação que causa dor, inchaço, crepitações e restrição progressiva da mobilidade articular, principalmente em pessoas idosas. O tratamento envolve anti-inflamatórios, condroprotetores e fisioterapia, e a infiltração pode ser uma opção para casos selecionados.
Fraturas
A dor no cotovelo causada por fraturas pode ser atenuada com analgésicos e aplicação de compressas, e a imobilização do membro acometido pode ser necessária. A cirurgia só é considerada em casos mais graves.
Compressão do nervo ulnar
A compressão do nervo ulnar pode causar dor no cotovelo, juntamente com formigamento do antebraço e dos dedos anelar e mínimo. O tratamento pode envolver medicamentos, fisioterapia e cirurgia de descompressão.
Plica sinovial
A plica sinovial é uma dobra normal que existe dentro da cápsula que forma a articulação do cotovelo, quando ela aumenta de espessura pode causar dor na região atrás do cotovelo, podem ser ouvidos estalos ou dobrar, ou esticar o braço, a dor surge ao dobrar e esticar o braço com a mão virada para baixo.
Nesse caso, o ortopedista indica a aplicação de pomada com efeito anti-inflamatório, a fisioterapia é recomendada.
Diagnóstico
O diagnóstico da dor no cotovelo envolve uma avaliação médica completa e minuciosa. O médico ortopedista irá realizar um exame físico detalhado, verificando a amplitude de movimento, a presença de inchaço ou deformidades e a sensibilidade ao toque.
Ele também pode solicitar exames complementares, como radiografias, ressonância magnética ou ultrassom, para identificar possíveis lesões nos ossos, músculos, tendões ou ligamentos.
Além disso, o médico pode realizar alguns testes específicos para cada tipo de lesão, como o teste de Cozen para a epicondilite lateral (cotovelo de tenista) ou o teste de Maudsley para a epicondilite medial (cotovelo do golfista).
Também é importante informar ao médico sobre a intensidade da dor, os movimentos que a desencadeiam e as atividades que você realiza, pois isso pode ajudar a identificar a causa da dor no cotovelo.
De modo geral, o diagnóstico da dor no cotovelo requer uma avaliação médica cuidadosa, associada a exames complementares, se necessário, para identificar a causa da dor e definir o melhor tratamento.
Tratamento para dor no cotovelo
Como descrito acima, o tratamento para dor no cotovelo pode variar dependendo da causa subjacente da dor. No entanto, algumas opções comuns de tratamento incluem:
Repouso
Em muitos casos, a dor no cotovelo pode ser aliviada simplesmente por descansar o braço afetado por alguns dias. Isso ajuda a reduzir a inflamação e a permitir que o tecido danificado se recupere.
Fisioterapia
A fisioterapia é uma opção comum para o tratamento de dor no cotovelo. Um fisioterapeuta pode ajudar a desenvolver um programa de exercícios para fortalecer os músculos do braço e melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento.
Uso de medicamentos orais ou injetáveis
Analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Em alguns casos, um médico pode prescrever um medicamento mais forte, como um corticosteróide ou um relaxante muscular.
Em casos mais graves, uma injeção de corticosteróide pode ser aplicada diretamente no local da dor e pode ajudar a aliviar a inflamação e a dor.
Cirurgia
Em casos raros em que a dor no cotovelo é causada por uma lesão grave, como uma fratura ou um rasgo no tendão, a cirurgia de reparo da lesão pode ser necessária para sanar a dor e devolver a liberdade de movimento para região.