Especialidades

Ombro

As dores nos ombros podem estar associadas tanto à fraturas, luxação como por doenças como:

 

Bursite:

É a inflamação ou irritação de uma “bursa”. Essa é loocalizada entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele, ou tendões. Ela é um “amortecedor” e facilita um melhor deslizamento entre as estruturas.

Como as bursas estão localizados próximas articulações, qualquer processo inflamatório nestes tecidos moles será percebido freqüentemente por pacientes como dor na articulação e, equivocadamente como artrite.

 

Tendinite / Tendinite Calcária:

 O tendão é uma corda fibrosa responsável pela fixação do músculo aos ossos. Sendo assim, a tendinite de ombro é inflamação ou irritação do tendão e são ocasionadas por excesso de movimento do ombro no esporte ou no trabalho ou trauma local. Já a tendinite calcária, é uma forma grave e agressiva de tendinite, caracterizada por depósitos de hidroxiapatita (um fosfato de cálcio cristalino)

Luxação do Ombro

A luxação, em termos médicos, é definida como a “perda do contato articular”. Isto é, a separação de dois ossos que costumam estar em íntimo e contínuo contato por meio de uma área lisa e deslizante, chamada de cartilagem. A luxação do ombro ocorre quando uma força extrema supera os mecanismos estabilizadores (lábio, cápsula e manguito) e desloca a cabeça do úmero para fora da glenóide. 

Lesão de Manguito:

O manguito rotador é formado por 4 músculos: supraespinal, subescapular, infraespinal e redondo menor que mantém o úmero encaixado na escápula. Quando há lesão ou rupturas de um ou mais desses tendões, acontece a Lesão de Manguito rotador. Ela pode ser parcial ou completas e a mais comum é a que a comente o supraespinal. A lesão de manguito é mais comum em adultos de idade avançada devido ao processo natural de desgaste do tecido.

Capsulite adesiva (Ombro congelado):

É  a inflamação da cápsula que reveste a articulação do ombro. Ela tem o nome popular de ombro congelado pois um dos sintomas da fase avançada é congelamento do movimento do ombro, é uma doença de sintomas progressivos e muito rara de passar despercebida pelo paciente.

Lesão SLAP:

Como diz o nome é a Lesão do Lábio Superior de Anterior para Posterior, é uma lesão na região superior da glenóide (superfície articular da escápula) que articula com a cabeça do úmero, formando a articulação do ombro. Dentre as principais causas estão: movimentos repetitivos, queda ou acidente. Normalmente, a lesão de SLAP causa dor e vem junto com uma perda de força.

Artrose Glenoumeral

A cartilagem é um tecido presente nas extremidades dos ossos e é o responsável pela deslizamento dessas superfícies. Quando há movimento na articulação, graças ao lubrificante líquido sinovial e à amortecedora cartilagem, os ossos deslizam entre si com mínimo atrito. A artrose é a degeneração da cartilagem. Nas fases iniciais da artrose a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos.

Cotovelo

Apesar de não percebermos utilizamos muito nosso cotovelo nos movimentos dos membro superiores. Desde atividades rotineiras como dirigir, digitar, comer até mesmo na prática de atividades físicas cotidianas. As causa mais comuns para dor no cotovelo são:

Epicondilite lateral:

Também conhecida como tendinite do tenista, é uma das principais causas das dores no cotovelo. É uma inflamação nos tendões e onde o foco da dor é na região do epicôndilo lateral. Apesar desse nome, ela acomete pacientes na faixa etária de 40 a 50 anos, sem causa definida, mas é incidente em trabalhadores como carpinteiros, operadores de máquinas ou quem digita muito o tempo todo, também atingindo os atletas e sedentários.

Epicondilite medial: 

É a inflamação dos tendões que começam do epicôndilo medial, é conhecida também por “cotovelo de golfista”por ser comum nos praticantes desse esporte. Os tendões dessa região são responsáveis por curvar o punho e girar a palma da mão para baixo. Devido à movimentos repetitivos ou trauma que podem agravar o quadro e consequentemente sentir dores agudas.

Bursite Olecraniana:

A bursa (que é donominação para bolsa) do cotovelo, é conhecida como Bursa de Olécrano, portante a Bursite Olecraniana é a inflamação da bursa do cotovelo. Ela acontece com quem tem muito trauma nessa região, ou seja, batem muito o cotovelo. É muito difícil o paciente não sentir dor, pois ela é bastante aguda e acompanhada de inchaço.

Artrose / rigidez de cotovelo:

É o desgaste da cartilagem do cotovelo. Tem 3 tipos de artorse: a primária que acomete pacientes da terceira idade, a reumatoide: mais comum em jovens e pós traumática: após um trauma ou fratura. Não existe cura e os tratamentos são diferentes e de acordo com o caso clínico de cada paciente.

Medicina do Esporte

A vida de um atleta envolve um enorme volume de treino e campeonatos e é por isso que exige fortalecimento para prevenir lesões.

As lesões de ombro e cotovelo são mais comuns em tenistas, lutadores, jogadores de vôlei, handball e arremessadores.

Abaixo as lesões mais frequentes:

 

Fratura por Estresse:

São lesões decorrente de movimentos repetitivos em determinada região, podendo levar a fadiga e desbalanço da atuação dos osteoblastos e osteoclastos e favorecer a ruptura óssea.

Nem sempre está associada ao excesso do movimento em ciclos, mas a frequência diária, que é muito comum em atletas.

Lesões por sobrecarga:

São ocasionadas pelo excesso de repetição de pequenas forças que superam a capacidade de regeneração e recuperação do tecido.

O excesso de treino, o estresse muscular ou movimento incorreto podem agravar esse tipo de lesão em atletas amadores ou profissionais. 

Clique no botão abaixo e leia mais sobre tendinite e tendinopatias: