Lesão Distal do Bíceps

O que é Lesão Distal do Bíceps?

O tendão do bíceps possui duas origens, mas apenas uma inserção, no rádio. Dessa maneira, a lesão distal costuma levar a perda de força importante, diferentemente da lesão proximal.

O bíceps, assim como outros tendões, sofre um processo degenerativo, diminuindo sua resistência com o passar dos anos. Além disso, o uso de anabolizantes diminui a resistência do tendão nessa região. Geralmente o tendão já degenerado acaba rompendo num movimento brusco.

O paciente costuma referir dor no cotovelo. Equimose grande pode aparecer no braço. Em alguns casos, o músculo retrai, mas isso é menos evidente que na lesão proximal.

Tratamento de Lesão Distal do Bíceps

O tratamento geralmente é cirúrgico. A opção por não realizar a cirurgia é feita apenas em casos selecionados, quando existem poucos sintomas. O procedimento é a reinserção do tendão no rádio. Essa fixação pode ser feita com pontos transósseos ou âncoras. Após a cirurgia, é necessária a imobilização com tipoia por 4 a 6 semanas, seguido de fisioterapia para ganho do movimento e fortalecimento muscular.