Lesões do Manguito Rotador

O que é o Manguito Rotador?

O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões que se localizam no ombro e envolvem a cabeça do úmero. Os tendões são: tendão supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Esses tendões são essenciais para o bom funcionamento do ombro. São eles os principais responsáveis pela desaceleração do ombro, pelas rotações e por manter o ombro bem posicionado para que outros músculos maiores e mais potentes realizem sua função

O local do ombro onde estão os tendões do manguito rotador chama-se espaço subacromial e tem uma característica peculiar. Esse espaço tem um “teto”, chamado acrômio e um “chão”, chamado de tubérculo maior do úmero. Esse espaço pode estar diminuído por diversas condições: um “teto” mais baixo, pela presença de esporões no acrômio ou por uma postura inadequada da escápula ou por um “chão” mais alto, pela fraqueza dos tendões do manguito rotador ou por movimentos repetitivos com o braço elevado. Além desses fatores mecânicos, existem fatores biológicos que fragilizam esses tendões: degeneração natural pelo envelhecimento, problemas vasculares locais (comuns nos tabagistas) e as tendinites (tendinopatias) crônicas. Traumas, fraturas e luxações no ombro ou trações do braço podem criar ou piorar pequenas lesões prévias. Também parece existir uma influência genética, que tem sido estudada mais recentemente.

O que é a Lesão do Manguito Rotador?

Em um espaço subacromial diminuído pode ocorrer um atrito nos tendões, chamado de síndrome do impacto. Esse atrito, associado aos fatores biológicos podem causar as lesões. Podemos considerar, portanto, que a lesão do manguito rotador é uma doença com muitas e diferentes causas.

Existem diferenças muito grandes entre as lesões do manguito rotador. Elas podem ser parciais ou completas (transfixantes) e podem acometer apenas uma parte do tendão, todo o tendão e mais de 1 tendão (são 4 tendões no total). Elas podem ter retração pequena, moderada ou grande. Os músculos podem estar degenerados ou não. Quanto maior a lesão, a retração e a degeneração, pior é a lesão. As lesões são mais comuns no tendão supraespinal, seguido do infraespinal e do subescapular.

Tratamento para Lesão do Manguito Rotador

O tratamento vai depender de diversos fatores, entre eles: idade do paciente, lado acometido, e tipo da lesão.

Na maioria dos casos, o tratamento pode ser não cirúrgico, especialmente nas lesões parciais. Remédios para dor, como anti-inflamatórios e analgésicos, e fisioterapia, para alívio da dor, alongamento da cápsula articular e fortalecimento do manguito rotador, são os métodos mais utilizados. O fortalecimento não visa regenerar o tendão rompido, mas fortalecer os tendões íntegros e diminuir a sobrecarga do que está lesionado. Orientação para as atividades esportivas e de trabalho também são importantes. Eventualmente, infiltrações são empregadas.

A cirurgia costuma ser indicada nos casos de lesão completa, principalmente em pacientes jovens, ou nos casos em que o tratamento não cirúrgico não foi efetivo.